Exposição “Pinte a Itália no Espírito Santo” no Palácio Anchieta

O ano de 2011 foi um ano especial para o projeto “Pinte”.

No primeiro semestre, desenvolvemos um novo material – um livro interativo, amplamente distribuido aos alunos do ensino fundamental da rede pública de Vitória; o segundo, foi dedicado ao Momento Itália-Brasil 2011/12, para o qual produzimos um mapa interativo para colorir, envolvendo o mesmo público-alvo, de 13 municípios capixabas com fortes influências italianas, tanto na formação do povo, quanto na cultura.

Aprovado na Lei Rubem Braga 2010, executado ao longo de 2011 e lançado em setembro, o livro interativo “Pinte em Vitória – Patrimônio Histórico” contou com a parceria da Arcelor Mittal e a participação dos professores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.

Imagem

Imagem

Ilustrado com desenhos à bico de pena, do artista Wagner Veiga, revisitou o patrimônio histórico da cidade, propondo entrevistas com moradores antigos, passeios fotográficos e outras atividades que estimulassem o conhecimento/visitação e à preservação deste rico patrimônio.

Elogiado pela direção executiva da Lei Rubem Braga, o projeto deverá ser desdobrado em outros livros temáticos em 2012.

 

Imagem

 

A Itália em novas cores, além do verde, branco e vermelho

Cerca de 65% da população capixaba descende de imigrantes italianos, que aportaram no Estado a partir da visita de Dom Pedro II, em 1860. É o maior percentual de descendentes por território no Brasil.

Essas considerações, somadas à nossa origem familiar e ao comemorativo “Momento Itália-Brasil 2011/12”, levaram à idealização do mapa “Pinte a Itália no Espírito Santo”, destinado a 30.000 (trinta mil) alunos da rede pública estadual de 13 municípios capixabas.

Foram parceiras institucionais deste projeto quatro Secretarias de Estado: Cultura, Turismo, Educação e de Governo, desde a concepção do projeto à exposição, no Palácio Anchieta. Além do Instituto Sincades e da ALCIES – Associação de Língua e Cultura Italiana no ES.

Abertura da exposição "Pinte a Itália no ES", no Palácio Anchieta.

Aproveitem: a exposição permanece aberta até 01 de março! Pinte no Palácio Anchieta para conhecer os outros trabalhos vencedores!

Destaque de mérito, natural de Castelo-ES.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários

%d blogueiros gostam disto: